O Município de Quedas do Iguaçu, continua com escassez de água na área rural, devido à ausência de chuvas suficientes para o abastecimento dos lençóis e, nutrição das fontes e poços de abastecimentos.
Com base nas incidências ocorridas com o passar dos meses, ocasionando cenários repetidos de riscos potenciais de escassez, trazendo sensíveis prejuízos como redução e perca de produção agrícola e leiteira, a situação necessitou de ações integradas entre as secretarias municipais, desde a prevenção a resposta imediata.
A resposta a longo prazo constituiu em outras alternativas de mesma magnitude para seu abastecimento a nível comunitário e individual em situações emergenciais de pequeno tempo de duração.
Ademais, devido à dependência do transporte de água, também se constituem ações estudadas para posterior propostas alternativas a serem implantadas tais como, recuperação das estruturas de funcionamento dos poços artesianos existente e construção de novas estruturas, recuperação de nascentes, captação pluvial nas residências e pequenas barragens para infiltração de água ao longo das estradas e declives geográficos nas propriedades.
O abastecimento de água de uma região é levado em consideração a segurança no transporte garantindo a qualidade da água, obedecendo a Norma ABNT NBR 17080/2023 sendo aplicável a Sistemas de Abastecimento de Água Tratada para consumo transportado por sistema alternativo (caminhão Auto Bomba Tanque), sendo para consumo humano, de animais ou uso domésticos em áreas rurais.
Entre os desafios encontrados no abastecimento de água potável em áreas rurais, destaca-se mudanças climáticas e secas devido ao desmatamento, distâncias e dispersão populacional, estradas em situação precária para o deslocamento escassez de recursos financeiros para implantar estruturas afins manutenção de infraestrutura. Para a entrega emergencial o município dispões apenas de um caminhão Bomba Tanque com capacidade de 06 mil litros e dois servidores responsáveis pela entrega.
O tempo de entrega é considerado de acordo com a distância e as características da região do local de solicitação, considerando a ordem na lista de agendamento respeitando as prioridades, sendo que até o momento foram entregues nos meses de janeiro 494.000L, mês de fevereiro 511.000L, mês de março 569.000L, mês de abril 550.000L. em um total de 2.125.000 litros de água.
Comunidades atendidas: Silo, Linha Paraná, Bacia, Linha Norte, Alto Alegre, Renascer, 10 de Maio, Bom Jesus, Nova União, Tapui, Campo Novo, Orgânicos, Palmital, Rio Perdido, Linha Guarani e Bairro Yagoda.