Serviço de Inspeção Municipal

SIM / POA

Quedas do Iguaçu

 

O que é SIM/POA?

O Serviço de Inspeção Municipal está vinculado à Secretaria de Agricultura, e é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no município de Quedas do Iguaçu.

Foi criado em 1996, com a lei N°39/96, de 29 de Novembro de 1996 e atualizado através da lei n°1380 de 11 de março de 2022.

Quais atividades o SIM desenvolve?

  • Concede aos estabelecimentos que produzem, manipulam, beneficiam, transformam, industrializam, fracionam e preparam produtos de origem animal o Certificado de Registro no SIM/POA-Quedas do Iguaçu – PR;
  • Registra os produtos de origem animal com venda exclusiva dentro do município;
  • Fiscaliza os estabelecimentos registrados no SIM-Quedas do Iguaçu – PR.
  • Realiza ações de combate à clandestinidade.

 

Quais os objetivos do SIM?

O SIM foi criado para garantir segurança ao consumidor de carnes e derivados, leite e seus derivados, ovos, mel e demais produtos de origem animal.

Como realizar a adesão ao SIM/POA?

O interessado deve ir até a Secretaria de Agricultura do município ou entrar em contato por e-mail ou telefone e falar com a responsável que dará as explicações cabíveis e apresentará a documentação necessária para adesão ao SIM.

 

Como é realizado o registro da empresa e dos produtos fabricados?

 

Para o registro de estabelecimentos, junto ao Serviço de Inspeção Municipal – SIM se faz necessário cumprir uma série de normas para elaboração de um processo, este passa pela a análise de viabilidade e orientação do Médico veterinário coordenador do SIM. Após possíveis ajustes e aprovação os estabelecimentos estará apto ao registro.

Todo estabelecimento que recebe o registro no SIM Quedas do Iguaçu deve usar a chancela em seus produtos e ser comercializar exclusivamente dentro do município e apresentar no rótulo dos seus produtos a seguinte chancela:

 

 

Maiores informações:

Coordenadora-  Médica Veterinária: Ariane Gonçalves CRMV/PR 9107

simpoa@quedasdoiguacu.pr.gov.br

fg.ariane@gmail.com

(46) 3532- 8200

(46) 99978-0249