A Prefeitura de Quedas do Iguaçu, em parceria com a Secretaria de Agricultura, realizou na manhã do dia 17 de janeiro a entrega de quase 500 litros de nitrogênio, mais de 150 doses de sêmen e 47 botijões de abastecimento para comunidades e produtores locais. O evento contou com a presença do prefeito Rafael Moura, que destacou a importância desse projeto, ressaltando os benefícios tanto para os produtores quanto para a população em geral, além de anunciar que o projeto passará por aperfeiçoamentos em breve.
“Este é um projeto fundamental para a melhoria da qualidade do rebanho e para proporcionar uma renda mais justa aos nossos agricultores. Assumimos o compromisso de aprimorar o programa, adquirindo sêmen de melhor qualidade e sempre atentos às mudanças que a agricultura exige. Já determinei à nossa Secretaria e aos nossos servidores um esforço contínuo para atender com mais atenção e dedicação todos os que estão produzindo e colocando comida na mesa das famílias de nosso município, do Paraná e do Brasil”, afirmou o prefeito.
Para os produtores interessados em participar do projeto, é necessário passar por um processo, sendo o principal requisito a formação técnica em inseminação artificial. Aryane Gonçalves, médica veterinária, responsável técnica e coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal e do Programa de Inseminação Artificial, explicou como o projeto é desenvolvido: “Nosso programa sempre começa a partir da demanda de uma comunidade. Solicitamos que um técnico com formação em inseminação participe do curso, apresente o diploma de conclusão e agende uma reunião com a comunidade, onde iremos explicar como a Prefeitura e a Secretaria de Agricultura podem oferecer suporte e dar continuidade ao projeto.”
Esse trabalho visa não apenas melhorar a qualidade do rebanho, mas também contribuir para o desenvolvimento sustentável da agricultura local e a melhoria das condições econômicas das famílias que dependem da produção rural.