No próximo dia 22 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação irá promover um encontro especial voltado para os profissionais da Educação Infantil da rede municipal. A data, prevista no calendário escolar como dia de Estudo e Planejamento, acontecerá de forma diferenciada, com a realização do Network – Troca de Experiências, reunindo educadores dos CMEIs e das escolas municipais que atendem as turmas do Infantil IV e V.
O evento terá como finalidade apresentar e valorizar os trabalhos pedagógicos desenvolvidos diariamente pelos professores da Educação Infantil, mostrando à comunidade escolar e à sociedade a riqueza e a importância desse segmento educacional.
No início do 2º semestre, a Secretaria lançou um projeto que permitiu aos CMEIs trabalhar com autonomia pedagógica, respeitando as especificidades de cada faixa etária — do Infantil 0 ao Infantil III. Já nas escolas municipais, as professoras do Infantil IV e V receberam como desafio o tema “Emoções”, explorado junto aos alunos por meio de atividades que possibilitaram identificar, nomear e compreender sentimentos, além da produção de um mascote representando cada emoção.
A coordenadora pedagógica dos CMEIs, Tatiana Paula Macagnan, explica que ainda é necessário desconstruir a visão equivocada de que a Educação Infantil se resume a um espaço de cuidados. “A Educação Infantil não é apenas brincar sem propósito. Todo ensino tem intencionalidade, planejamento e base curricular. Seguimos a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), desenvolvendo campos de experiência que garantem às crianças oportunidades de explorar, investigar, levantar hipóteses e compreender o mundo ao seu redor”, destaca.
Entre os temas que estarão em evidência, o brincar estruturado e intencional será reforçado como pilar do desenvolvimento infantil. Longe de ser mero passatempo, brincar é uma forma essencial de comunicação e aprendizado. “Ao utilizar a linguagem lúdica, o professor não está brincando: ele está trabalhando, utilizando a ferramenta mais eficaz para estimular a aprendizagem de forma natural e prazerosa”, acrescenta Tatiana.
Estudos comprovam que até os seis anos de idade ocorre a maior parte do desenvolvimento cerebral humano, o que torna a Educação Infantil a fase mais importante da aprendizagem. “É na infância que está o ouro, o segredo do desenvolvimento humano. O estímulo correto nessa fase é determinante para o futuro das nossas crianças”, finaliza a coordenadora.
O encontro de Estudo e Planejamento, portanto, será uma oportunidade para reforçar o compromisso da Secretaria Municipal de Educação em valorizar seus profissionais e em garantir que a Educação Infantil seja reconhecida como o que realmente é: a base de toda formação humana.